martes, 11 de octubre de 2011

MONTIJO: LONGO E ESPESSO ESPECTÁCULO.

Festival de Homenagem a Luis da Branquinha

Para a tarde de dia 9 de Outubro o Sr. Armando Jorge Teixeira uniu-se aos empresários da Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo, nomeadamente a empresa Aplaudir, à qual correspondia a realização desta data e preparou um festival de beneficência ao antigo forcado Luís Branquinho.

Apostaram nos preços populares, com vários bilhetes a preços acessíveis, conseguiram meia casa para ajudar o conhecido forcado.
Das ganadarias Conde Cabral, Eng. Samuel Lupi, Vinhas, Fernandes de Castro, Prudêncio, Dias Coutinho, Assunção Coimbra, Canas Vigouroux, Souza Andrade, João Ramalho, foram a sorteio os novilhos-toiros gentilmente cedidos, apara serem lidados pelos sete cavaleiros dispostos a ajudar.
A tarde começou com a actuação de Rui Salvador, ao oponente de 470 kg. O exemplar serviu apesar da fraca investida que metia na lide. Á parte deste condicionante, o cavaleiro conseguiu bons momentos ao segundo comprido, nos curtos ao segundo curto em sorte frontal e com o quarto curto marcado ao pitón.
Luís Rouxinol, animou o público da "sua" praça, com dois compridos à tira no exemplar de 460kg. Com a ferragem curta, como já nos acostumou, chegou fortemente às bancadas. De destaque o segundo curto, com uma levada no cite optando por sorte frontal recebendo no estribo e no remate em redondo com o touro. Seguiu-se mais duas vistosas sortes, com um palmo cravado a curta distância e o tão aclamado par de bandarilhas a finalizar a lide.
Ana Batista cravou o primeiro comprido descaído na rés de 430 kg e uma correcta tira no segundo comprido. Nos curtos optou por sortes frontais acometendo e cravando ao estribo. Terminou a sua lide, com uma rosa, muito bem, cravada ao estribo.
A anteceder o intervalo toureou o jovem Cavaleiro Amador de apenas 12 anos, António Prates. Mostrou bons modos, falhando na cravagem de alguns ferros curtos. O jovem Prates, cravou três compridos à tira ao novilho Conde Cabral, de 270 kg, ressaltando a primeira. Nos três primeiros curtos optou por marcar ao pitón e o público gostou, de ver o jovem, citando com bonitas levadas e a executar ladeios vistosos em tábuas. No final da lide o jovem não queria dar a volta, mas o público entusiasticamente, pediu a volta. Tudo é aprendizagem para ser toureiro sobretudo conviver e gerir as alegrias e tristezas desta profissão.
Gilberto Filipe cravou duas tiras ao exemplar Eng. Samuel Lupi de 440kg. Nos curtos foi de frente para o touro, cravando no estribo. Ao quinto curto optou por um ferro de palmo e terminou bastante entusiasmado com o bom par de bandarilhas que cravou.
Filipe Gonçalves, em grande tarde. Dois correctos compridos no oponente de 460kg. Iniciou os curtos com vistosos ladeios em tábuas. Nos curtos destacou-se ao primeiro quiebro, ao quinto curto em sorte frontal com pirueta no remate e na série de violino e palmo com que findou a sua actuação.
Duarte Pinto substituiu o anunciado Manuel Lupi, devido á lesão deste. Andou com ar elegante e com "qualidade" no bom toureiro que fez ao Dias Coutinho de 390kg. Cravou dois compridos correctamente e na ferragem curta, seguiu os cânones do Clássico, com sortes frontais cravando ao estribo.


Pelo Grupo de Forcados da Tertúlia do Montijo na 1ª tentativa à córnea Márcio Chapa e Hugo da Branquinha com a selecção de antigos forcados.
Ao Grupo de Forcados Amadores do Montijo foi primeiro forcado de cara Carlos Martins concretizando à 2ª na barbela e Ricardo Almeida à 1ª na barbela em conjunto com a selecção de antigos Forcados.
Do Grupo de Forcados de Beja, João Fialho na barbela ao 2º intento e Ricardo Almeida juntamente com a selecção de antigos forcados, também na barbela mas ao 1º intento.
O novilho lidado pelo Cavaleiro Amador, foi pegado pelo jovem Valter Gouveia com os antigos forcados, concretizando à 1ª à barbela.
Corrida dirigida por Alberto Bartisol, assessorado pelo Médico Veterinário Dr. Carlos Santos, com forte contestação do público a quando da negação, do pedido feito pelo jovem cavaleiro António Prates, para mais um ferro.


Fuente: burladero.es/Sónia Batista/foto:taurodromo.com

No hay comentarios: